Roberto Justus, Thiago Nigro e Abílio Diniz são as personalidades brasileiras mais admiradas por líderes no país
- Cesar Conventi

- 23 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Dado foi extraído do "Panorama Gestão de Pessoas Brasil", pesquisa realizada pela Sólides sobre os principais desafios e tendências na gestão de pessoas das empresas brasileiras
Estudo da Sólides, líder no Brasil em tecnologia para gestão de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs), revela que as personalidades brasileiras mais admiradas por profissionais em cargos de liderança, mencionadas espontaneamente, são Roberto Justus, Thiago Nigro e Abílio Diniz. A pesquisa foi feita com base em entrevistas com 1.000 profissionais formais e adultos de empresas de todo o país, sendo profissionais de recursos humanos e departamento pessoal, colaboradores e líderes.
“É de extrema importância extrapolar o debate sobre gestão de pessoas além das fronteiras da área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, sendo uma estratégia que deve ser discutida por todos os líderes dentro da organização. Com o Panorama Gestão de Pessoas Brasil, esperamos poder oferecer insights valiosos e inspirar a integração da gestão de pessoas como um pilar estratégico em suas organizações”, afirma Távira Magalhães, diretora de recursos humanos (CHRO) da Sólides.
Além do trio, outras personalidades brasileiras e estrangeiras, como Luiza Trajano, Felipe Titto, Elon Musk e Bill Gates foram citadas espontaneamente.
Confira o ranking abaixo:
1º) Roberto Justus
2º) Thiago Nigro
3º) Elon Musk
4º) Abílio Diniz
5º) Bill Gates / Luiza Trajano / Mark Zuckerberg / Steve Jobs / Pablo Marçal
6º) Felipe Titto
O levantamento também revelou que ganhar a confiança do time, engajar e motivar a equipe e ser capaz de tomar decisões difíceis são os principais desafios enfrentados por líderes de primeira viagem ouvidos para a pesquisa.

Inteligência artificial no trabalhoOutro ponto analisado pela pesquisa foi a penetração das ferramentas com IA no trabalho das pessoas. De acordo com o Panorama, apenas 2 em cada 10 profissionais utilizam inteligência artificial, como o ChatGPT, no seu trabalho, inclusive nas grandes empresas. No entanto, dentro da gestão de pessoas especificamente, 87,9% dos profissionais de RH consideram que ferramentas de Inteligência Artificial (IA) são aliadas do seu trabalho.
Disparidade salarial entre regiões e setores
Dados do Panorama Gestão de Pessoas Brasil revelam também uma discrepância quando o assunto é a média salarial das regiões brasileiras: o Sudeste tem o maior salário do Brasil, 14,6% acima da média; e o Nordeste, o menor, 13,5% abaixo da média. A pesquisa também mostra que Tecnologia é o setor que possui a maior média de remuneração, 72% acima da média brasileira, enquanto a Saúde é o setor com o pior salário, 36% menor do que a média do país.
Metodologia
A pesquisa foi realizada em parceria com a Offerwise por meio de um questionário estruturado online de autoaplicação, com pessoas economicamente ativas com contrato de trabalho (CLT ou PJ), entre líderes e colaboradores de RH, líderes de outras áreas e colaboradores de outras áreas. Com margem de erro de três pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%, o levantamento foi idealizado com o objetivo de fomentar a discussão sobre a gestão de pessoas nas empresas e trazer dados e insights que contribuam para mudar o cenário atual.
A pesquisa Panorama Gestão de Pessoas Brasil está disponível para todos os interessados neste link.










Comentários